quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Assemblagem


Olá pessoal!

Aproveito este espaço para compartilhar com vocês um dos meus ultimos trabalhos, pode ser considerado uma assemblagem, que é é um termo grego que foi criado por um frances às artes a partir de 1953, definido por Jean Dubuffet, para descrever trabalhos que, são algo mais que simples colagem. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de elementos em um conjunto maior, onde sempre é possível identificar que cada peça é compatível e considerado obra.

Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira "colados" a uma tela o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura com a escultura de cerol balhado a cardilagem.



Este trabalho entitulado "A Árvore dos Sonhos", foi criado com argila, galhos secos, tinta, imã e moedas. A idéia central deste trabalho é tratar do poder do dinheiro.

Para criar uma obra de arte ou produzir um trabalho artístico é necessário uma idéia, uma inspiração de algo que se queira transmitir, comunicar. Elaborar este projeto foi algo que me fez pensar bastante, no que eu enquanto “artista” queria passar. Não foi fácil pensar e começar algo do zero, não sendo uma artista, é fácil apreciar um trabalho artístico, acha-lo interessante, impactante, comevente, mas é dificil assumir o outro lado, sair de expectador e passar a criador, tentei fazer algo que expressa-se algo meu, de minha personalidade, não que eu seja obsecada por dinheiro, já que fiz uma árvore de dinheiro, mas pensando no que o dinheiro representa hoje para a minha vida e também para a humanidade de forma geral. Porque hoje o que mais se busca na vida é ter dinheiro, abrimos mãos de sonhos, de amigos, de familia, pelo mesmo, somos capazes de mentir, de matar de roubar, (falando de modo geral) tudo para conquista-lo. Mas é fato, no nosso mundo capitalista tornou-se impossivel viver sem dinheiro, atualmente é questão de sobrevivência, porém, o equilibrio é segredo de tudo, não podemos viver sem ele, mas também não precisamos nos matar para consegui-lo, não podemos implesmente nos deixarmos dominar pelo comusismo exagerado, pelo egoismo sem tamanho, precisamos valorizar as coisas que “o dinheiro não compra. Porque embora muitos pregue que o dinheiro não traz felicidade, manda buscar”, eu, discordo. Nem tudo está a venda, nem tudo tem um preço definido. Trabalhemos, ganhemos dinheiro, mas também façamos o que amamos, não vamos negociar nosso sonhos e principios. Surgiu a ideia, o segundo passo era como execulta-la, de forma real, ou seja dentro de minhas possibilidades do uso de materiais e também a minha limitação artística, que não é pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário