segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EAD- Educação a Distancia







Estou fascinada com nessa nova ferramenta de ensino, que nos possibilita infinitos benefícios. Com a vida moderna e as mil responsabilidades que temos, era fundamental poder organizar o seu tempo e poder honrar suas responsabilidades (casa, trabalho, filhos e etc.) e poder estudar, aprender coisas novas, crescer, afinal é essencial viver num constante aprendizado.



O ser humano sempre se preocupou em repassar um pouco de sua vivência de geração para geração. Ao longo da história da humanidade, as modalidades de Educação foram se diferenciando e acompanhando a evolução tecnológica.



Antes, a educação era pautada na presença física do mestre. Sua ênfase se dirigia a conteúdos e resultados, e a ancoragem pedagógica era majoritariamente baseada em teorias behavioristas. A Educação a Distância, oferecida por mídias diferenciadas, modifica o lócus educacional. Ela vislumbra experiências pedagógicas significativas para o aluno mesmo sem a presença física do mestre. Além disso, hoje o foco não é mais em resultados, mas sim no processo de comunicação, na aprendizagem colaborativa e na produção em co-autoria entre professores e alunos. Já a ancoragem pedagógica é, atualmente, pensada à luz do Construtivismo, uma corrente que preza a parceria e a cumplicidade entre os atores do processo ensino-aprendizagem.



Necessitamos acompanhar as tendências tecnológicas e desfrutar de todos os benefícios que ela nos oferece.

A internet é tão presente na minha vida, como o uso do telefone, e é bem difícil imaginar viver sem as facilidades que ela permite, acho fantástico poder estudar pela internet, organizar o meu tempo pra estudar, conforme o meu ritmo e a minha disposição, por que estar presente fisicamente numa sala de aula, nem sempre quer dizer aprendizagem, mas fazer uma faculdade a distancia, é impossível não haver aprendizagem. Há programas maravilhosos que me possibilitam falar e conviver com pessoas que fizeram parte da minha vida, e que eu não via a anos, poder fazer uma pesquisa sobre alguma dúvida que eu tenha do dia-a-dia, poder ouvir música, assistir clipes ou filmes, enfim é uma variedade de benefícios que a internet me fornece, não só a mim, como milhões de pessoas, mas algo me preocupa: há uma geração que usa a internet somente para passar tempo, para diversão e não para a aprendizagem e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário